Atendimento Oftalmológico

Setenta pacientes de Poços de Caldas, que estavam na fila, à espera de uma consulta oftalmológica, serão atendidos neste sábado, 12. A parceria entre a Secretaria de Saúde e o Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Alto Rio Pardo, pretende diminuir o tempo de espera por consultas oftalmológicas.

Neste sábado, serão atendidos 150 pacientes, sendo 70 pacientes de Poços de Caldas, 60 de Campestre e 20 de Bandeira do Sul. Todos foram agendados previamente. “O Cismarpa é um consórcio que atualmente congrega 21 municípios. Cada um deles é responsável pelos pagamentos dos serviços prestados aos moradores das respectivas cidades. Neste sábado, atenderemos três municípios nesta ação e cada um deles arca com os custos dos seus pacientes”, explica Ceila Mariano, secretária executiva do Cismarpa.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, o atendimento oftalmológico aos sábados vai acontecer, a partir de agora, uma vez por mês. “Começamos com 70 consultas, em setembro pretendemos ampliar para 100 consultas. São ações para agilizar nossa fila de espera e para dar mais qualidade aos serviços prestados à população, prioridades da nossa gestão”, afirma.

Em Poços, são feitas, em média, 800 consultas oftalmológicas por mês pelo Sistema Único de Saúde, sempre no Cismarpa, que fica na rua Narciso Ferreira Andrade, 145, São José. Para ter acesso ao serviço, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá, o médico generalista verifica a necessidade pelo atendimento especializado e faz o encaminhamento ao Cismarpa. É por meio destas consultas que os oftalmologistas identificam pacientes que necessitam de procedimentos como a cirurgia de catarata. Somente nos sete primeiros meses deste ano, 1.002 cirurgias de catarata foram realizadas em Poços de Caldas por meio da Secretaria de Saúde e o Cismarpa.

scrolling